Spoleto


Alimentação

ENTRAR EM CONTATO

Número de lojas


 

Próprias:
13

Franquias:
346

No exterior:
12


Metragem média das lojas (m2)

 

Funcionários por loja


 

30m²

 

12


Faturamento médio mensal

 

ROI em meses


 

R$ 104.000,00

 

40

Propaganda


 

Taxa (%):
2%

Base de cálculo:
Faturamento bruto


Royalties


 

Há cobrança?
Sim

Metodologia utilizada:
6% sobre o faturamento bruto


Investimento


 

Capital para instalação:
a partir de R$ 400.000,00

Taxa de franquia:
a partir de R$ 60.000,00

Capital de giro:
R$ 25.000,00

Investimento total:
a partir de R$ 485.000,00


História da franquia


 

A história tem início em 1999 na cidade do Rio de Janeiro, fruto de uma forte amizade de infância e muito trabalho de Eduardo Ourívio e Mário Chady. Após oito anos atuando juntos no ramo de varejo alimentício, os dois perceberam uma grande necessidade por parte das pessoas que se alimentavam fora de casa: uma refeição saborosa, rápida e de alta qualidade, servida através de um ótimo atendimento que as deixassem à vontade. Nascia, assim, o inovador conceito do SPOLETO onde o cliente era o chef de cozinha e, como em casa, tinha a liberdade de escolher entre 11 tipos de massas, 34 ingredientes e cinco tipos de molhos e criar suas próprias receitas. Uma inovação que possibilitou a união da qualidade de um restaurante com a rapidez de um fast food. O nome do estabelecimento especializado em comida italiana no formato de alimentação rápida instalado em um complexo de pequenos restaurantes existente em Ipanema foi inspirado na cidade de Spoleto, localizada no centro da Itália, na bela região da Úmbria.
A iniciativa foi um sucesso: em pouco tempo, começaram a se formar filas de clientes querendo experimentar. Com isso, nesse mesmo ano foram inaugurados mais quatro restaurantes, um deles no Shopping Rio Sul. O sucesso dos primeiros restaurantes estava ancorado em uma fórmula inovadora, onde o cliente escolhia a massa que desejava e cada um dos ingredientes do molho, e, do outro lado do balcão, um treinado chef, com arte e simpatia, transformava o atendimento em um verdadeiro espetáculo culinário se diferenciando do padronizado atendimento encontrado nas redes instaladas em praças de alimentação. Após dois anos estudando e aprimorando a operação e o mix de produtos do restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a um maior número de pessoas, através do sistema de franquia.
No ano seguinte, o número de restaurantes saltou de 29 para 49 unidades, incluindo lojas em São Paulo. Após quatro anos de expansão, em 2003, a rede contava com 75 restaurantes e alcançava posicionamento nacional. No ano seguinte, a rede lançou a linha de pratos “Allegro” especialmente desenvolvida para o Dia das Mães e assinada pelo artista Sérgio Maurício Manon. Neste ano, foi realizada a 1ª edição do Campeonato de Malabarismo, dando início a uma tradição onde cozinheiros de toda a rede praticam suas técnicas para se aperfeiçoarem e conseguirem avançar às finais da competição. O ano de 2005 foi de extrema importância para o SPOLETO, marcado pelo início da expansão internacional da rede com a inauguração dos primeiros dois restaurantes no México.
O sucesso internacional que a rede alcançou no mercado mexicano resultou, em 2007, na inauguração das primeiras unidades do SPOLETO na capital espanhola. Também neste ano, o SPOLETO investiu em outros segmentos além dos modelos de restaurantes implantados em ruas e shoppings, com unidades inauguradas em hipermercados, aeroportos (Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Rio de Janeiro e Salvador), terminais rodoviários e centros comerciais. Além disso, lançou o SPOLETO MIO, uma linha composta por seis opções de massas frescas recheadas acondicionadas em bandejas, quatro molhos e oito receitas de ingredientes exclusivas, em embalagens individuais e prontas para consumo: bastava misturar e levar ao fogão ou forno micro-ondas. Desde abril de 2008, as unidades da rede possuem um cardápio em braile para atender aos deficientes visuais.
Nos últimos anos a rede resolveu apostar em pratos mais leves como saldas para o verão, além de incluir o primeiro sanduíche de seu cardápio, o Pane Romano, lançado antes nos restaurantes mexicanos da rede, e lançar o polpettone (almôndega grande e recheada). Recentemente, em 2011, a rede começou a apostar no conceito Store in Store, no qual duas marcas, neste caso SPOLETO e DOMINO’S PIZZA, convivem harmonicamente num mesmo ambiente. As primeiras lojas atuando nesse formato foram inauguradas na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, introduziu um novo formato de loja: SPOLETO 21, restaurantes sustentáveis, que reduzem o consumo de gás (através da adoção do fogão elétrico com tecnologia de indução), adotam um novo sistema para a lavagem de utensílios (economizando mais água), eliminam o uso de produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente, tratam o lixo e reduz o número de empregados, proporcionando assim o aumento dos salários com a participação nos resultados.
Outras novidades recentes da rede foram a realização do Festival do Gnocchi (com molhos e preços especiais para o tradicional prato da culinária italiana) e a adição de novos itens no cardápio, como por exemplo, um novo prato de carne, intitulado Almôndegas do Chef. E, já que cozinhar é uma arte, a rede desenvolve continuamente linhas de pratos assinadas por artistas, além de exposições de fotos.

ler mais

Endereço da matriz

 

Contato


 

Rua da Passagem, 93 - Botafogo - Rio de Janeiro RJ - CEP: 22290-030

 

Antonio Moreira Leire
antonio.leite@grupotrigo.com.br
(21) 3956-8600


Amor aos pedaços
Ana Capri
Aramis
Arezzo
Artex
Água Doce Sabores do Brasil
Bio Ritmo Academias
Boali
Bon Grillê
Chilli Beans
Colchões Ortobom
Cuordicrema
CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens
Depyl Action
Divino Fogão – Comida da Fazenda
Domino's Pizza
Dry Wash
Freddissimo
Grandvision by Fototica
Habib´s
Imaginarium
Inovathi Acessórios
Instituto Embelleze
Johnny Rockets
L'Entrecôte de Paris
Le Postiche
Mc Donald´s
MMartan
MOB
Mr. Cheney Cookies
Nutty Bavarian
Overboard
Óticas Carol
Patroni Pizza
Pet Center Comércio e Participações
Petland
Puket
Rei do Mate
Schutz
Sergio´s
Smart Fit
Spasso Cosméticos
Spoleto
Triton Eyewear
Usaflex
Único Asfaltos
Vivenda do Camarão
World Tennis

O PORTAL



O Portal de Franquias Alshop é um canal para dar visibilidade as marcas e incentivar a captação de investidores a partir de uma exposição completa de seus perfis. O resultado é a concretização de negócios e parcerias, com a chancela de qualidade, comprometimento e profissionalismo que só a Alshop pode oferecer.


FAÇA PARTE DO PORTAL DE NEGÓCIOS

CONTATO

Thamiris Batista Telefones: (11) 4871-3951 / (11) 97322-0777 E-mail:

Voltar ao topo